quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Início das Apresentações





Olá,

Começaremos nossas apresentações nesta sexta-feira (24/09), e nesse clima segue um novo post com algumas tirinhas da Mafalda (Quino) e do Calvin e Haroldo (Bill Watterson)com algumas "sacadas" interessantes. Façam bom proveito...
A todos uma ótima (quase final) semana e bons estudos..

Até logo,

Um Abraço,

Prof° Rafael

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Stellarium, A observação noturna dinâmica


Olá a todos,
Este software é muito interessante para aqueles que apreciam o céu noturno e para aqueles que gostam também de algo novo de tecnologia.
Para obter este, basta baixar no site que indicarei.
É simples e vocês vão gostar,
Grande Abraço a todos e bom fim de semana.
Prof° Rafael.

Stellarium: Apresentação

Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!

Site para download:

http://www.stellarium.org/pt/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Critica do filme 'Nosso Lar'



O longa é uma adaptação da obra homónima de Chico Xavier. Narra a história do recém desencarnado André Luiz, que morre e é apresentado à sua nova condição, através dos ensinamentos espíritas. Os efeitos especiais mostram preocupação com a qualidade técnica e o não amadorismo dos profissionais envolvidos. O filme tem suas especificidades técnicas e seu público é restrito.
No início do longa a montagem fragmenta duas partes da trama, explica como André Luiz chegou ao ‘purgatório’, intercalando imagens no plano carnal e espírita. No decorrer da história, os espectadores descobrem o porquê de André vagar em tal lugar, sendo desnecessária a sua explicação inicial. O roteiro também possui algumas falhas, tendo diálogos redundantes e conversas sem construção muito elaborada; mas essas falhas se devem mais à dramaturgia da obra original do que o roteiro em si. A fotografia varia de acordo com o plano: no carnal ele colore a vida da personagem principal; no Nosso Lar, o diretor de fotografia optou por mais clara, a fim de transpor a serenidade do local e já no purgatório onde a personagem inicia a trama, foi optado por um tom mais escuro.

As atuações transpõem a seriedade dos atores na crença. Por ter uma experiência teatral com espetáculos espíritas, Renato Prieto também demonstra seriedade e conhecimento da personagem e das doutrinas; mas não é o ator mais exímio do longa. Já Aramis Barros, que faz uma pequena participação, consegue em poucos minutos roubar o foco com seu talento e timming de humor.

“Nosso Lar” pode representar o início da produção de filmes espíritas de grande porte. Apresentando a expansão do cinema brasileiro em diferentes gêneros. Diferentemente dos filmes católicos, este apresenta qualidades técnicas indiscutíveis, mesmo tendo problemas na montagem e roteiro. Os céticos não devem se dar ao trabalho de vê-lo, este é um filme para pessoas que acreditam nesta doutrina